Lumen, Candela, Lux

Sabe qual a diferença entre Lumen, Candela e LUX?

Já andou às voltas com conceitos como Lumen, Candela e Lux?

A Traço de Luz explica-lhe. Estes conceitos fazem parte do dicionário base da iluminação. São essenciais para quem procura no seu projecto de arquitectura ou na renovação da sua casa incluir um projecto de iluminação.

 

A luz faz parte do nosso dia-a-dia e é essencial para o nosso bem estar. Cada espaço tem, de acordo com a sua actividade, uma exigência lumínica própria.
Para avaliar que o seu espaço corresponde aos padrões exigidos de conforto e eficiência deve saber bem o que é um Lumen, uma Candela e um Lux.

Lumen (Símbolo lm) Unidade de medida de fluxo luminoso equivalente à quantidade de luz emitida por uma fonte de luz.

Candela (Símbolo cd) Unidade de medida que representa a quantidade de luz que é emitida numa determinada direcção. É representada pela curva de distribuição de luz vulgarmente conhecida por LDC.

Lux (Símbolo lx) Unidade de medida que representa a quantidade de luz que uma superfície recebe distribuída de forma uniforme. Corresponde a lúmen por metro quadrado. O Lux mede a eficiência lumínica de uma luminária.


Traço de Luz, Light up!
Porque nos interessa a luz!

 

Em breve escreveremos sobre conceitos como Eficiência Lumínica, Luminância, Intensidade Lumínica, Curva de Distribuição de Luz (LDC).

Fique atento ao nosso site e subscreva à nossa newsletter.